Compre um “botton” e lute por uma Síria livre!

Clara Saraiva - CEN

Nos próximos meses, ANEL se engaja numa campanha de venda de “bottons” para apoiar a luta da União dos Estudantes Livres da Síria e da Revolução em curso contra o regime sanguinário de Bashar Al Assad.

 

siriaANEL-01            A partir da Primavera Árabe, os trabalhadores e a juventude do Norte da África e Oriente Médio nos tem reensinado a persistir em nossos sonhos e mantermos nossos ideais, mostrando que o caminho da luta é imprescindível e que vencer é possível. Depois de décadas de brutais ditaduras e uma de situação econômica decadente, levando a juventude muitas vezes à imigração ou ao eterno desemprego, desde o finalzinho de 2010 e o espreguiçar de 2011, trabalhadores e estudantes tomaram as praças do Egito, Tunísia, Líbia, Iêmen, Síria, Bahrein, entre outros países, obstinados a dar um basta a essa situação. Os gritos por pão, liberdade e igualdade social ecoaram para os quatro cantos do mundo.

Desde sua criação, a ANEL compreende o valor do internacionalismo, já que nenhum jovem será realmente livre até que todos sejam. Se aqueles que nos oprimem e exploram buscam alianças transnacionais para atacar nossos direitos e liberdades democráticas, a nossa unidade também precisa ultrapassar as fronteiras nacionais. Nesse sentido, a ANEL promoveu uma forte campanha de solidariedade internacional a Revolução Árabe, que foi um dos temas de destaque de seu I Congresso Nacional, em 2011. Como parte da campanha, enviou uma representante para participar da Conferência dos Movimentos Sociais realizada em abril de 2011, no Cairo/Egito, e no Fórum Social Mundial realizado em Túnis/Tunísia, em abril de 2013. Durante a visita de Sara, ativista síria que passou algumas semanas no Brasil, a ANEL se incorporou com força à campanha promovida pela CSP Conlutas em apoio à Revolução Síria. Em seu II Congresso Nacional, em maio de 2013, esse foi um dos temas de destaque.

A partir de contatos estabelecidos, dois companheiros da União dos Estudantes Livres da Síria, entidade criada durante o levante revolucionário, vieram ao Brasil participar do II Congresso da ANEL, trazendo suas experiências e seu trabalho de apoio à revolução. Ao final do Congresso, tiramos a resolução da criação de uma campanha política e financeira de apoio à UELS e à Revolução Síria, para colaborar com a manutenção do trabalho dos companheiros e como forma de solidariedade ativa vinda do Brasil. Apoiaremos dois projetos desenvolvidos pela entidade, de apoio escolar nas áreas liberadas do regime de Assad, além de suporte médico aos feridos.

Esse apoio, tanto político como financeiro, é crucial num momento da Revolução tão decisivo como esse. Já passam de mais de 100 mil mortos desde o início da guerra civil. E como se não bastasse, dia 21 de agosto de 2013 o regime sírio de Bashar Al Assad, não pela primeira vez, ataca seu próprio povo com armas químicas. Mais de 1.400 pessoas da periferia de Damasco, capital da Síria, morreram. É provável que o ataque seja fruto de uma represália, já que os rebeldes tem avançado cada vez mais para dentro da capital e a população, apesar de viver sob o jugo do regime e estar sitiada a mais de oito meses, demonstra forte apoio aos rebeldes. Por outro lado, os EUA e outros países imperialistas ameaçam intervir militarmente entre o conflito, com o objetivo de controlar ainda mais a região, provocando mais mortes de inocentes. Nem Bashar, nem o imperialismo quer a vitória dos trabalhadores e da juventude síria, que luta heroicamente há mais de 2 anos.

É por isso que precisamos concretizar, aqui no Brasil, todo o apoio que merecem esses heroicos combatentes e somar vozes pela liberdade do povo sírio. Nesse sentido, como parte da campanha de solidariedade à Revolução Síria, a ANEL está lançando um “botton”. Será vendido a R$ 3,00 e todo o lucro será revertido para os projetos desenvolvidos pela UELS. Participe você também, informe-se sobre como pegar os “bottons”, paute a campanha na sua entidade de base, coletivo ou grupo de oposição. Essa é uma excelente oportunidade não só de angariar fundos para a causa Síria, mas para espalhar o esclarecimento sobre o que esta acontecendo nesse país e a necessidade de nós, juventude e trabalhadores brasileiros, prestarmos todo nosso apoio ativo a essa justa e necessária Revolução.

siriaANEL_viral

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00