Congresso da ANEL reúne os 4 principais processos de luta da juventude no mundo

943112_461149873975648_1134864897_n

Além de representantes de norte a sul do país, o II Congresso Nacional da ANEL reuni delegações estudantis de 6 diferentes países: Espanha, Síria, Quebec (Canadá), Chile, Costa Rica, Argentina; além dos convidados Falilu, do movimento sindical do Senegal, e Maren, italiana que representa o movimento Stop The Wall que luta contra a opressão do estado de Israel ao povo palestino. Num universo de quase 2 mil estudantes, os delegados internacionais não passam de 30. Ainda assim, a presença da solidariedade internacional e do exemplo de luta destes companheiros extrapola a limitação quantitativa, atravessa cada atividade, recheando o congresso dos sonhos pela construção de um novo futuro.

Dia 30 de maio, na noite do primeiro dia do Congresso, foi realizado o “Espaço Internacional – Muitos Jovens, uma só Luta!”. Mediado por Pedro Camargo, do DCE UNIFESP, e Alice Monnerat, da Executiva Nacional da ANEL e do Diretório Acadêmico de Geografia da UFJF, a atividade emocionou todos os delegados e participantes presentes. O destaque foi a intervenção dos representantes dos 4 principais processos de luta da juventude no mundo que marcaram os últimos anos.

Do Chile, estão presentes 3 estudantes, expressando o movimento estudantil latino-americano de mais tradição e combatividade. Um deles é Pedro Quezada, que durante os protestos de 2011 ficou preso durante 72 dias, o que gerou uma campanha internacional pela sua libertação, da qual a ANEL foi porta-voz no Brasil. Além de Felipe Baez, liderança secundarista da Federação de Valdivia, e Gustavo Sebastian, liderança do curso de Direito da Universidade do Chile.

Do Quebec, está Émilie, representando o ASSÉ, entidade estudantil independente que mobilizou e dirigiu o gigantesco ascenso de 2012 na província canadense, que provocou uma greve da educação, se transformando em greve social, que por 6 meses parou o país chegando a levar às ruas mais de 200 mil jovens e trabalhadores.

Da Espanha, as companheiras May, Henar e Miren, lideranças do movimento estudantil de Madrid, parte da geração de juventude indignada que resiste para não pagar a conta da crise, defendendo seu direito ao futuro. Além destes, estão presentes os estudantes Leonel Alvarez e Priscila Hernandez da ‘Corriente Convergencia’ da Universidade de Costa Rica, e 19 companheiros da Argentina, que participam do Coletivo ‘El Viraje!’.

Sem dúvida, o maior destaque da delegação é a presença de dois companheiros da União dos Estudantes Livres da Síria – UELS. A fundação desta entidade é fruto de uma ruptura com a entidade oficial, chamada por eles de “assadista e paramilitar”, que defende hoje a ditadura de Bashar Al Assad, cumprindo um papel de delatar estudantes comprometidos hoje com a luta revolucionária, reprimir fisicamente os manifestantes e colaborar com toda a opressão e autoritarismo do regime. Na medida em que os protestos, mais de 2 anos atrás, se intensificaram no país, houve um processo de ruptura e fundação de uma entidade independente, comprometida com o interesse da juventude e dos trabalhadores e com o processo revolucionário em curso. Qualquer semelhança com a ANEL não é mera coincidência! Autodenominam-se “estudantes livres” e ambas as entidades são parte de um mesmo processo de reorganização mundial de juventude.

Com a presença da delegação internacional, não ficaram dúvidas aos estudantes livres presentes no II Congresso da ANEL que somos parte de uma mesma geração de juventude, que precisamos fortalecer os laços da solidariedade internacional, e que sairemos deste Congresso com uma certeza ainda maior da importância dos nossos sonhos e lutas para construir o futuro.

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00