ENCONTRO QUILOMBO BRASIL

A JUVENTUDE NEGRA TEM VOZ ATIVA!

Com a periferia organizada e consciente não há quem possa.

 

Neste último final de semana, o Maranhão sediou o I Encontro Nacional do Movimento de Hip Hop Quilombo Brasil. Na terra do Quilombo Urbano, que também se tornou terra do Quilombo Brasil a juventude e os trabalhadores de nove estados do país (BA, CE, DF, MA, PA, PI, RJ, SC e SP) se reuniram pra discutir, planejar e reorganizar os rumos do movimento de Hip Hop militante a nível nacional, retomando a importância político e cultural do rap, do break e do grafite como arma de enfretamento da juventude negra da periferia na luta contra a opressão e exploração, apresentando uma alternativa combativa e independente em contra ponto ao silêncio e cooptação das históricas organizações de Hip Hop frente aos ataques que a classe trabalhadora e a periferia sofrem cotidianamente.

Em meio a uma conjuntura de forte crise econômica onde os governos federal e estaduais empurram a conta da crise para os trabalhadores, atacando e retirando nossos direitos, ser negro, pobre e da periferia se torna cada vez mais difícil. A realidade nas periferias de todo Brasil é uma só, a única intervenção que o Estado aplica é a forte ofensiva com a presença do braço armado e fardado, o mesmo que ceifou a vida de Claudia da Silva, que desapareceu com Amarildo, que recentemente assassinou o pequeno Eduardo e que diariamente humilha, massacra e extermina os pretos e pobres. Chega de matança. Chega de alimentar a guerra interna. Nós exigimos o nosso direito à vida, que sempre nos foi negado. A juventude negra tem direito ao futuro!

Neste cenário de grandes contradições, o HIP HOP é a alternativa que a juventude tem. As rimas e canções dos RAP’s são a voz que ecoa a realidade e a indignação da periferia, assim como o grafite e o picho espalhados pelos muros das ruas retratam o cotidiano e a revolta.  É por isso que o Hip Hop é compromisso, é organização, resistência e luta para a nossa juventude.

A periferia sai fortalecida após este encontro. O Hip Hop se fortalece e a burguesia racista e exploradora treme com a nossa organização. A nossa voz é ativa, a nossa luta é com consciência de classe é com consciência preta.

Na certeza de que o Quilombo Brasil é uma importante ferramenta de luta e resistência da juventude negra nas periferias, é que nós da ANEL seguimos lado a lado construindo a luta contra o racismo e a exploração capitalista com os guerreiros do Quilombo Urbano no Maranhão, do Coletivo Nós por Nós no Ceará, do Princípio Ativo no Piauí, Nova Tropa de Zumbi em Alagoas, e dos demais coletivos organizados nas periferias de Norte ao Sul do país que constroem o Movimento de Hip Hop Militante Quilombo Brasil.

 

“Sonho que se sonha junto é vermelho, é comunista.

O Coletivo é bem maior, antes junto do que só (...)

Quando o sonho é coletivo nunca morre a esperança

Sonho que se sonha junto tem a força de um gigante.”

Gíria Vermelha

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00