Estatuto da Juventude: a juventude na rua exige mais, o governo e a UNE aprovam menos!

estatuto-da-juventude

Só pode ser provocação! A juventude tomou as ruas desse país nas últimas semanas e se prepara para amanhã parar o Brasil junto com os trabalhadores em uma grande greve geral. Arrancamos algumas vitórias na luta, e vamos conquistar mais! A ANEL esteve em todo momento nas ruas, reivindicando junto com os milhares de jovens de todo o Brasil a garantia de nossos direitos!

Enquanto isso...

A UNE enterra de vez qualquer resquício de história de luta da entidade! Ontem foi aprovado na Câmara o projeto do Estatuto da Juventude. Longe de ser uma conquista dos jovens entre 15 e 29 anos, o Estatuto na verdade representa um grande ataque a nós. A UNE e o governo Dilma só podem estar brincando com os manifestantes!

JR-Meia-Entrada-2-300x271O mais categórico e escandaloso ataque é a restrição a meia-entrada aos eventos culturais, como cinema, teatro e museus, a apenas 40% dos ingressos disponíveis. Ou seja, o Estatuto limita o nosso acesso a esses meios de diversão e cultura, já tão caros e raros na vida de um jovem. Não vai ser raro a gente chegar ao guichê pra comprar nosso querido e suado ingresso pro cinema, o atendente informar que acabaram os ingressos de meia-entrada. Só um detalhe: para os jogos da Copa e das Olimpíadas, nem a esse restrito direito teremos acesso... A Dilma e a UNE dizem que a restrição era uma antiga reivindicação da “classe artística”. Só se o grande empresariado da cultura, que lucra milhões por ano, possa ser chamado assim agora...

 

Ainda por cima, o Estatuto diz que para poder ter direito à meia-entrada, os estudantes terão obrigatoriamente que ter a carteirinha da UNE ou da UBES. Ou seja, nossas identificações das universidades e escolas não valem mais e vamos ser obrigados a comprar todo ano a carteirinha dessa velha entidade. Vamos gritar bem alto, pra todo mundo ouvir: a UNE e a UBES não nos representam! Por que a gente vai ter que se identificar enquanto estudante através de uma carteirinha de entidades tão velhas, que já mostraram que não servem mais para os estudantes?

Além disso, o Estatuto não coloca uma palavra sobre o passe livre estudantil, tão reivindicado pelas ruas. Apenas apresenta o meio passe para ônibus interestaduais como se fosse uma grande conquista. A UNE, de tão distante das bases, deve estar achando que as pessoas estudam em um estado e moram em outro... O que necessitamos é de passe livre nacional já e não de algumas migalhas!

Essa aprovação vai na contra mão dos cartazes, palavras de ordem, faixas e músicas presentes nas manifestações. Não era de se estranhar: a UNE e a UBES há anos já não respondem às necessidades de nós jovens. As ruas e as novas formas de organização da juventude estão apontando o caminho: romper com o velho e construir de forma independente a luta pelos nossos direitos e contra esse sistema que só nos ataca! Por isso, chamamos toda a juventude brasileira a se somar na construção da ANEL, uma entidade democrática e livre!

 

 

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00