INFORMATIVO CEN Nº 5 JUNHO/2013

  

ALERTA ÀS EXECUTIVAS ESTADUAIS!

O Brasil está em efervescência. São muitos os atos, mobilizações e anseios da juventude. A ANEL esteve presente desde muito nas mobilizações dos estudantes e trabalhadores, seguindo como uma alternativa clara de organização das lutas. É hora de incorporar em nossa atuação nas mobilizações uma grande divulgação da nossa entidade. Queremos usar e abusar de instrumentos de visibilidade. É momento de fazermos grandes faixas, cartazes, virais na internet, bandeirões gigantes nos atos, e o que mais nossa imaginação mandar.

Vamos enviar também um pequeno panfleto com as principais consignas da entidade e uma breve apresentação da ANEL. Queremos que as CEEs reproduzam esse material e distribuam nos atos em larga escala.

Voltamos com todo o gás do nosso 2º Congresso Nacional, evidenciando e legalizando uma entidade de luta, classista, independente e internacionalista. Contudo, as executivas precisam manter a organicidade da ANEL, que se dá pela base. Precisa se reunir para debater sua realidade local e se incorporar nas pautas nacionais, além de realizar plenárias abertas com os coletivos, entidades de base e gerais da sua região.

A CEN sugere que os pontos seguintes entrem na discussão do primeiro ponto de pauta da reunião de cada executiva e que daí se sigam os encaminhamentos.

Proposta de pauta:

1. Atual conjuntura

2. Iniciativas e encaminhamentos gerais

CONVOCAR PLENÁRIAS DA ANEL.

Os ativistas que hoje saem às ruas pra protestar por diversas pautas devem ter um local para reunir suas bandeiras e traçar iniciativas. Queremos que a ANEL impulsione esses espaço de discussão, articulação e organização da juventude. Dessa forma estamos orientado que sejam realizada, o quanto antes, plenárias abertas da ANEL. Queremos fazer um grande chamado ao Movimento Estudantil e, inclusive, chamar outros movimentos.

ORGANIZAR DCE’s, CA’s, DA’s, COLETIVOS, GRÊMIOS E ATIVISTAS EM REUNIÕES DAS EXECUTIVAS AMPLIADAS. 

É hora de buscarmos as entidades gerais e de base do Movimento Estudantil para articular iniciativas dentro e fora das universidades e escolas. As CEEs devem articular iniciativas que busquem organizar o ME discutindo a nova realidade brasileira. Os estudantes da nossa base estão indo aos atos e tem participado ativamente dessa luta, é parte da responsabilidade da ANEL que seja convocado espaços de articulação política da juventude estudantil para se armar com programaticamente. Para isso, propomos que sejam convocadas as reuniões das executivas ampliadas. Queremos que sejam realizadas convocatórias com virais na internet, panfletagem nos bandejões, cartazes pelos corredores e informes em atividades, enfim, que seja utilizado toda a criatividade das CEEs para convocar essas reuniões.

A ANEL SE INCORPORA AO DIA NACIONAL DE LUTA DOS TRABALHADORES – 27-J

Fortalecendo ainda mais a articulação com entidades sindicais do Brasil por via do espaço de Unidade de Ação, a ANEL reitera, mais uma vez, a sua aliança com os trabalhadores brasileiros. A ANEL atende ao chamado da CSP-Conlutas, central à qual é filiada, e se incorpora às atividades do Dia Nacional de Luta pelas Reivindicações dos Trabalhadores marcado para o dia 27 de junho de 2013.

As executivas estaduais da ANEL, portanto, devem se incorporar e organizar as atividades de paralisação de trabalhadores e estudantes no dia 27/06, junto à CSP-Conlutas. Também lembramos que o ANDES – SN orientou a intensificação das mobilizações e fará parte das mobilizações no dia 27. Devemos procurar as subsedes do ANDES e, principalmente, as seções sindicais não só do ANDES, mas também do SINASEFE e da FASUBRA e organizar conjuntamente as paralisações. A CEN orienta que as executivas estaduais imprescindivelmente se reúnam para organizarem suas atuações e intervenções  junto aos estudantes nessa atividade, que é central para a entidade, com passadas nos centros e diretórios acadêmicos, chamado aos DCEs, organizando assembleias de curso e/ou gerais de estudante.

26-J: QUEM ABAIXOU A TARIFA VAI DERRUBAR FELICIANO – O AMOR NÃO TEM CURA. Depois do CNGE, mais uma unidade de ação com setores da oposição de esquerda da UNE.

Na quarta, dia 26 de junho, serão realizados atos estaduais por todo o país, em uma articulação unitária do movimento estudantil entre ANEL e coletivos da Oposição de Esquerda da UNE, Juntos, Rompendo Amarras e Levante.

A ANEL quer fazer deste momento que vive o Brasil um grande basta a toda a forma de opressão! Lutamos contra o Feliciano em Brasília e realizamos um beijaço nacional dia 24 de abril. A ANEL teve a ousadia de pendurar uma bandeira LGBT no Congresso Nacional, dando o seu recado para todo o país. Chegou a hora de dar um basta! Depois de derrubar as tarifas, é com a força do povo na rua que iremos derrubar Feliciano.

Orientamos que as Executivas Estaduais da ANEL que organize os atos unificados nos Estados e desde já devemos fazer eventos no facebook e toda forma de iniciativas de divulgação pra construirmos um grande dia de lutas!

PLENÁRIA NACIONAL DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO

O Brasil vive um momento de inquietação das massas! Desde o primeiro ato contra o aumento da passagem em São Paulo no dia 06/06, uma onda de protestos e manifestações eclodiu e evoluiu pelo país, incorporando diversas pautas e bandeiras. Porém, neste mesmo momento, é hora de reunir um dos mais importantes movimentos sociais organizados da juventude que historicamente promoveu e ainda pauta muitas transformações sociais: o movimento estudantil. É momento de analisar a história, avaliar os nossos passos, canalizar e organizar a luta da juventude brasileira. Acreditamos que a melhor forma de fazer isso é com a unidade entre os coletivos de Oposição de Esquerda na UNE e nós da ANEL.

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00