Nas ruas, nas praças e nas câmaras! A juventude demonstra que com sonhos e lutas se muda o futuro!

A realidade do país está diferente. Jovens e trabalhadores tomam as ruas em protestos. Fecham avenidas e abrem caminhos por onde passam seus sonhos! É nessa batida que tem sido marcado dia após dia no Brasil.

Agora, além de ocupar ruas e praças, o movimento também decidiu ocupar câmaras. Na última semana, em Santa Maria (RS) manifestantes resolveram ocupar a Câmara de Vereadores contra a CPI fajuta do Governo Schirmer que vinha cobrindo com um manto de impunidade os responsáveis pelo incêndio que matou 242 pessoas, em sua maioria jovens estudantes.

15_50_59_752_file

Em Belém, a juventude e os trabalhadores usaram da mesma tática pra seguir em suas mobilizações. Além de reivindicarem a redução da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,00, a moçada mobilizada exigia a aprovação do passe-livre para estudantes e desempregados. A ocupação durou 24 horas. Mas a bancada de apoio ao prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) se manteve irredutível. Ao tentarem avançar para o plenário os manifestantes foram recebidos com muita truculência por parte da Guarda Municipal. Foram utilizados spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha foram disparadas. Depois de muita truculência e, inclusive, serem duramente reprimidos quando já estavam fora do prédio os manifestantes seguiram em mobilização e acamparam no mercado São Braz.ocupacao

Já em Belo Horizonte a turma decidiu manter a ocupação que já dura 6 dias. Na noite dessa quarta-feira (03) a galera teve uma reunião com o prefeito, mas o mesmo segue o caminho de se afastar dos anseios que têm levado milhares às ruas em BH. No centro das reivindicações está a exigência da aprovação do passe-livre para estudantes e desempregados. O prefeito Lacerda chegou a citar a possibilidade de um plebiscito popular com o tema do passe-livre, como se as milhares que foram às ruas já tivessem deixado claro o que o povo quer.

Nós, da ANEL repudiamos a ação da Guarda Municipal em Belém que reprimiu os manifestantes e, também, a postura intransigente dos Vereadores que impediram que a votação garantisse o passe-livre, mas também o prefeito Zenaldo Coutinho(PSDB), responsável pra repressão aos manifestantes.

Em BH está sendo decidido muito dos próximos passos que daremos em busca da conquista do passe-livre em todo o país. A vitória em BH é uma vitória para cada estudante e trabalhador que segue a batalha, fechando ruas e abrindo caminhos. 

 

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00