No país da copa 15 mulheres são assassinadas por dia!

Chega de violência contra as mulheres

Letícia Pinho – CEN e executiva nacional do MML

viral 8 marçoNo país inteiro estão sendo organizados os atos do 8 de março, o dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras.  O 8 de março desse ano não acontece em um período qualquer, pois vem no embalo das mobilizações que sacodem o país desde as jornadas de junho. Em todos os principais protestos massivos, nos atos e nas greves, o que vimos foi uma forte presença das mulheres indo para as ruas lutar por mais direitos e por uma vida melhor.

Reivindicamos a redução das tarifas, mas também muito além disso. Ocupamos as avenidas e praças por mais creches e postos de saúde, por mais investimentos no transporte, por escolas e hospitais “padrão fifa”, contra a violência que nos vitima todos os dias.  Não foi a toa que levamos essas bandeiras. O país da copa é também o país campeão de desigualdades, onde muitos não têm direitos sociais mínimos. Um país onde reina o caos nos serviços públicos e somos nós mulheres, a parcela afetada mais duramente: Somos nós que dormimos nas filas em busca de vagas nas creches e escolas para nossos filhos e muitas vezes temos que abandonar os estudos porque engravidamos, assim somos obrigadas a escolher entre ser mão ou estudante. Somos aquelas que são vistas como um pedaço de carne nos churrascos das universidades ou somos assediadas pelo professor dentro das salas de aula. Somos aqueles que são recebidas com machismo quando entramos nas universidades e nos obrigam a chupar lingüiça. Somos nós que lotamos as filas dos hospitais, somos nós que somos assediadas nos ônibus e metrôs lotados, somos nós que somos espancadas e estupradas a cada estalar de dedos, muitas vezes dentro dos campi. Somos nós que não somos levadas à sério por sermos mulheres, jovens e ainda estarmos no ensino médio...São os nossos corpos que estão sendo vendidos como mercadorias nas propagandas internacionais que prometem sexo para os turistas que virão para o megaevento.

Num ano em que será realizada a copa do mundo, no país que é pentacampeão de injustiças, não poderíamos deixar de questionar porque a fifa foi isenta de impostos e porque foram investidos bilhões no megaevento e enquanto  padecem saúde, transporte e educação. Enquanto  o machismo vitima milhares de mulheres todos os anos.

A nossa vida,  a vida das mulheres brasileiras, não tem sido prioridade dos governos estaduais e federal. Ao priorizarem os investimentos  no megaevento e o lucro dos empresários e desprezarem políticas sérias para mudar de fato a vida das mulheres jovens e trabalhadoras, os governos acabam sendo culpados pelos mais variados tipos de violência que sofremos.

É por isso, sabendo que o único caminho para de fato mudar a nossa realidade é o caminho das lutas, que vamos participar em todo o país dos atos do dia 8 de março. A ANEL vai construir junto com o MML – Movimento Mulheres em Luta, os blocos que vão questionar os investimentos no megaevento, as injustiças causadas pela copa e a situação das mulheres jovens e trabalhadoras do nosso país!

Link com endereços dos atos em todo o país: http://www.mulheresemluta.blogspot.com.br/

Link com orientações do MML para os atos: http://www.mulheresemluta.blogspot.com.br/2014/02/orientacoes-para-construcao-do-8-de.html

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00