O PASSE LIVRE É POSSÍVEL EM SÃO BERNARDO

1385359_594922600570367_1187923038_nNo dia 22 de outubro, após fazer uma passeata pela cidade, parando as principais avenidas, estudantes organizados pela ANEL com apoio do sindicato dos professores (subsede da Apeoesp SBC) participaram de uma reunião com o secretário de transporte de São Bernardo, Oscar Gameiro. Esta reunião tinha sido marcada a partir da mobilização dos estudantes que ocuparam o plenário da Câmara Municipal da cidade por duas vezes.

No inicio da reunião, o Secretário apresentou números apontando a inviabilidade de ter passe livre para toda a população (Tarifa Zero). Os estudantes e professores presentes explicaram o projeto de lei do Passe Livre para estudantes e desempregados, apontando a necessidade de garantir o direito de ir e vir da juventude que hoje é excluída de ter acesso a outros direitos por conta do alto preço do transporte público.

Também demonstraram que o custo do Passe Livre será muito pequeno em relação ao orçamento da cidade e até mesmo em relação ao subsídio (de 16 milhões) aprovado recentemente na Câmara a pedido do prefeito Luiz Marinho para a SBCTrans – empresa de ônibus. Ao final da reunião, o secretário declarou que é possível ter o Passe Livre para os estudantes neste momento.

 Quem deve pagar o Passe Livre?

Durante a discussão do projeto, surgiram várias posições com relação ao orçamento. Nós defendemos que o Passe Livre seja retirado do lucro da empresa de ônibus. Segundo o secretário, a empresa tem um lucro fixado em 8% da receita do transporte público, não sabemos se isto é coerente com a realidade, mas que diminua o lucro da empresa para 7,5% ou 6% para garantir o nosso direito.

O transporte deve ser um direito e não uma mercadoria. Se o transporte não estivesse nas mãos de empresários que visam apenas o lucro e estivesse a serviço de atender as necessidades da população, seria possível ter transporte público, gratuito e de qualidade para todos.

Foi marcada uma nova reunião para o dia 12 de novembro, onde será discutido o custo exato do Passe Livre.

 Seguir a mobilização para conquistar o Passe Livre!

O Passe Livre é possível, isto nós já sabíamos, o Secretário de transporte apenas confirmou. Para conquistar esta vitória é necessário seguir a mobilização. Em agosto ocupamos por todo o país diversas Câmaras Municipais para exigir o Passe Livre e agora em Natal existe uma forte luta que aprovou o Passe Livre na Câmara e agora continua para derrubar o veto do prefeito.

Vamos transformar os nossos sonhos em realidade: a ANEL vai continuar nas escolas e universidades construindo a luta pelo Passe Livre até ele sair do papel. Vem com a gente conquistar o Passe Livre em São Bernardo, Natal e em todo o BRASIL!

 

Organize esta luta com a gente:

 

Terça-feira, dia 29

13h na Pista de Skate em SBC

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00