POR UM 2016 COM MUITA FORÇA, LUTA E RESISTÊNCIA!

 

2015 está acabando. Ufa! A sensação que tivemos durante este ano é que na verdade ele teve mais de 12 meses, principalmente diante do efervescente cenário de mobilizações que contagiou o país e colocou em cheque PT, PSDB, PMDB e demais partidos da ordem. Os trabalhadores e a juventude foram para as ruas, fizeram greves, bloquearam vias e ocuparam escolas! É com esse espírito que vamos invadir a praia do governo e da direita em 2016 e dizer que nenhum deles nos representa! Dilma, Cunha e Aécio são inimigos da juventude!

Durante a maratona 2015 a ANEL esteve presente em diversas lutas a partir da organização independente, combativa e classista da juventude. Começamos janeiro na linha de frente contra os profundos retrocessos nos direitos trabalhistas ocasionados pelas MP’s 664 e 665. Ocupamos as ruas para derrubar os aumentos da tarifa no transporte público que ocorreram em diversas cidades. Demostramos a nossa solidariedade aos metroviários de São Paulo e gritamos alto na campanha pela readmissão. Iniciamos o ano denunciando a sequência de cortes na educação realizados pela “Pátria Educadora” de Dilma.

Em seguida o Paraná mostrou o caminho, professores deram uma importante lição contra os planos do governador Beto Richa (PSDB) e foram pra luta, a juventude livre se somou nesse cordão. Também estivemos ao lado dos guerreiros do Rio de Janeiro, trabalhadores e trabalhadoras do COMPERJ que durante todo o ano travaram, em defesa do emprego e dos seus direitos, uma dura guerra de braço contra os governos. Durante todo o ano os trabalhadores mostraram que as lutas são o caminho para obter conquistas, como foi o caso da GM. A parceria ANEL e CSP-Conlutas foi fundamental nessa trajetória, desde as lutas contra a PL da Terceirização até a Marcha dos Trabalhadores.

Da UFRJ às UEBA’s, da UFC à UFPR as universidades foram palco de resistência e luta contra os sucessivos cortes do governo federal e estaduais, que diante da crise econômica, visam o desmonte da educação pública. Desde as marcha pra Brasília até as ocupações de reitoria, a ANEL impulsionou com muitos lutadores e lutadoras importantes datas de mobilização nacional em defesa da educação, como foi o caso do Dia Nacional de Luta pela Educação - 26 de Março.

Essa foi a receita para construirmos momentos históricos para a nossa entidade este ano, como foi o 3º Congresso Nacional da ANEL. Milhares de jovens de norte à sul do país, com muita campanha financeira e garra, ocuparam a UNICAMP durante 4 dias e debateram o futuro da juventude brasileira e as saídas diante da crise econômica. Foi sem dúvida e com muito orgulho um congresso que ao contrário do CONUNE, refletiu os anseios da juventude negra, feminista, LGBT e anti-governista!

Na luta contra a redução da maioridade penal foi tiro, porrada e bomba! Diante das intensas mobilizações, Cunha (PMDB) teve que fazer manobras na Câmara dos Deputados para garantir a aprovação da PEC na casa. Do outro lado Renan Calheiros (PSDB) na calada da noite aprovou no Senado com apoio do PT, a alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente, que pode resultar no aumento de 10 anos no tempo de internação de jovens em situação de infração.

As mulheres também deram provas da sua força! Milhares de brasileiras tomaram as ruas, assim como na Argentina e Madrid, na luta contra o machismo e para impedir a aprovação da PL 5069, que impõe ainda mais restrições às mulheres no acesso ao aborto legal, bem como aos seus direitos reprodutivos. A juventude livre não teve dúvida e foi pra linha de frente pelo: - FORA CUNHA!

A Avenida Paulista conheceu o potencial de 2015 na Marcha dos Trabalhadores e a necessidade de frente ao governo e a direita apontarmos uma terceira via em defesa dos interesses do povo. E não parou por aí! Fizemos a nossa 10º Assembleia Nacional e também o 1º Encontro de Negras e Negros da ANEL com centenas de jovens guerreiros e guerreiras! Mostramos que para defender os direitos da juventude é preciso construir um quilombo no Movimento Estudantil! Sim, Vidas Negras importam! E por isso que no Novembro Negro construímos nacionalmente as Marcha da Periferia, contra o genocídio e pelo fim da PM!

Quando todo mundo achava que o ano já estava terminando, os secundaristas deram uma das maiores lições de 2015 e ocuparam, no mês da Consciência Negra, as escolas de São Paulo contra o projeto de reorganização do governador tucano Geraldo Alckmin. A ANEL esteve presente e participou ativamente desta que foi uma das maiores vitórias do ano.

Neste ano que está por vir caberá cada vez mais a nossa entidade compor as diversas lutas que nos esperam, e assim fortalecer a ANEL como alternativa de organização estudantil nacional contra os ataques da burguesia em colaboração com os governos do PT, PSDB e PMDB.  Temos também o papel de denunciar sempre as organizações que se dizem defensoras do interesse dos estudantes e trabalhadores, mas que acabam fortalecendo entidades e setores ligados ao governismo, tal como a Frente do Povo Sem Medo, a UNE, a CUT, a CTB e o MST. Nosso papel será sempre ao lado das lutas da juventude e dos trabalhadores, compondo e fortalecendo o terceiro campo, combativo e independente.

Sim, hoje é dia de comemorar com os familiares e amigos a chegada do novo ano. Para a juventude livre não temos dúvida, POR UM 2016 COM MUITA FORÇA, LUTA E RESISTÊNCIA PARA DERRUBAR TODOS OS QUE ATACAM O NOSSO FUTURO! Como dizia Planet Hemp: Os cães ladram, mas a caravana não para! É com essa pegada que te convidamos a seguir na luta conosco!

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00