Vitória na UNESP mostra o caminho

Vitória na UNESP mostra o caminho

Arielli Tavares Moreira, DCE da USP e Executiva Nacional da ANEL

1263_10151482063731977_1057198339_n

No dia 27 de junho, última quinta-feira, os estudantes em greve da UNESP ocuparam a reitoria da universidade. Às 23h, após um dia de debates e uma longa reunião de negociação com a vice-reitora¸ a comissão de negociação estudantil anunciou a vitória do movimento: a reitoria acatou uma parte das reivindicações.

Depois de mais de setenta dias de greve e inúmeras negociações frustradas, os estudantes derrotaram a reitoria, o CRUESP e o governo do estado, e conquistaram uma série de pautas que, antes, pareciam impossíveis de serem atingidas.

As principais conquistas foram:

1)      Atendimento total da demanda de bolsas (447 BAAE I e 36 Auxílios Aluguéis);

2)      Pagamento retroativo aos estudantes que migraram das bolsas BAAE I, no valor total de 71 mil reais;

3)      Incluir um Plano de Obras específico para permanência estudantil, priorizando a construção de moradia e RU para todos os campi que ainda não têm, no próximo Plano Orçamentário da UNESP;

4)      Aumento da verba para os cursinhos pré-vestibular, com repasse imediato para o 2º semestre;

5)      Garantir que os alunos dos cursinhos pré-vestibular tenham acesso aos laboratórios de informática, RUs e bibliotecas da universidade.

 

Muitas pautas importantes ainda não foram atendidas. Mesmo com essa primeira vitória, os estudantes da UNESP vão seguir em greve e mobilizados nos campi, pressionando a reitoria e os diretores de unidade.

 

O movimento estudantil da UNESP está se reorganizando e se fortalecendo em todo esse processo.  Por isso, é fundamental seguir lutando até o fim de todas as sindicâncias e punições aos estudantes, e pela legalização do DCE e da representação discente.

 

A onda de protestos que sacode o país e o movimento estudantil

 

Por que, depois de tanto tempo em greve, a reitoria foi obrigada a atender nossas reivindicações? Por que agora, no final do semestre, quando muitas unidades já estão em férias, a reitoria recuou? Dois elementos combinados explicam a vitória dos estudantes da UNESP. Por um lado, a combatividade do movimento estudantil unespiano, que organiza uma grave há mais de dois meses, com ocupações nos campi, atos de rua e muita mobilização de base. Por outro, a influência da nova realidade brasileira, da onda de protestos que sacode o país, no interior das universidades e escolas.

O ascenso que vive o Brasil, com milhões na ruas das principais cidades lutando por transporte público de qualidade, contras as injustiças da Copa do Mundo, por mais verbas para saúde e educação, contra a corrupção e à repressão estatal, colocou o conjunto da classe dominante e dos governos na defensiva.

 

Como não poderia ser diferente, esse processo incide nas universidades e altera a correlação de forças entre o movimento estudantil e as reitorias. Abre-se, portanto, a possibilidade de mobilizarmos cada vez mais, politizarmos mais a intervenção das entidades estudantis e, por fim, conquistarmos mais vitórias. A conquista dos estudantes da UNESP foi só o começo.

 

Contagiar o movimento estudantil com a ousadia das ruas

 

                        É tarefa do conjunto das entidades estudantis organizar e mobilizar suas bases para os grandes atos de rua que vivenciamos nessas semanas, e que devem seguir ocorrendo em todo o país. No entanto, também é tarefa das entidades contagiar o movimento estudantil com a ousadia das ruas, aproveitando esse momento especial para convocar assembleias, debates e reorganizar os estudantes para lutar por suas reivindicações.

 

Chegou a hora de unirmos os eventos do Facebook com panfletos e passagens em sala, realizar atividades estudantis em praças e parques, com aulas públicas que liguem as universidades à sociedade em ebulição. É hora de ocupar as ruas, universidades e escolas. A ANEL, com certeza, está a serviço desse objetivo... com sonhos e lutas se faz o futuro!

 

Brasil afora

SP   Em breve notícias de SP...

RJ   Em breve notícias de RJ...

BA   Em breve notícias de BA...

MG   Em breve notícias de MG...

PA   Em breve notícias de PA...

RN   Em breve notícias de RN...

RS   Em breve notícias de RS...

SC   Em breve notícias de SC...

CE   Em breve notícias de CE...

PR   Em breve notícias de PR...

MS   Em breve notícias de MS...

SE   Em breve notícias de SE...

PI   Em breve notícias de PI...

PE   Em breve notícias de PE...

GO   Em breve notícias de GO...

DF   Em breve notícias de DF...

AL   Em breve notícias de AL...

AC   Em breve notícias de AC...

AM   Em breve notícias de AM...

ES   Em breve notícias de ES...

AP   Em breve notícias de AP...

TO   Em breve notícias de TO...

RR   Em breve notícias de RR...

PB   Em breve notícias de PB...

MT   Em breve notícias de MT...

RO   Em breve notícias de RO...

MA   Em breve notícias de MA...

Distrito Federal Minas Gerais Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás Tocantins Bahia Amazonas Pará Amapá Acre Rondônia Roraima Maranhão Piauí Ceará Sergipe Alagoas Pernambuco Paraíba Rio Grande do Norte
 
 
00:00